Tutorial Hammer (cs 1.6) para principiantes

Criando seu primeiro Mapa (simplificado)


Primeiro vamos conhecer as ferramentas:


1 -Ferramenta de seleção - utilizada para selecionar qualquerobjeto que esteja no mapa, em qualquer uma das 4 janelas. Com estaferramenta, você pode mudar o objeto de lugar, tamanho, forma, etc.
2 - Ferramenta de zoom este item aumenta ou diminui o zoom dependendo do botão do mouse que você apertar.
3 - Câmera se você precisa navegar no seu mapa através da janelacâmera aperte este botão vá até a janela câmera, depois mantenhapressionado o botão esquerdo do mouse e agora qualquer movimento domouse que você fizer será refletido na visão deste quadro, para andarutilize as teclas que você utiliza no jogo para andar.
4 - Ferramenta de entidade - muito importante para criação de um mapa. Com ela você irá adicionar entidades em seu mapa (luzes, armas, players, etc).
5 - Ferramenta de bloco - acreditem, é através dela que tudo éconstruído em seu mapa (paredes, cubos, retângulos, cilindros, etc) elatrabalha em conjunto com as opções categorias e objetos que está naparte inferior esquerda do Hammer.
6 - Ferramenta de textura - com essa ferramenta você colocatexturas diferentes para cada face do objeto, por exemplo, uma paredepode ter cada lado com uma textura diferente, além disso, ele abre umagama de opções para acertar a textura do jeito que achar melhor em seuobjeto.
7 - Aplica textura corrente - usando essa ferramenta, você coloca a textura corrente em todas as faces do objeto.
8 - Aplica decals - através desse ícone você pode aplicar decals(decalques para detalhar seu mapa) que estão no arquivo decals.wad doHalf-Life ou do MOD específico.
9 - Ferramenta de clipping - para usar essa ferramenta antes selecione o objeto que deseja modificar com a ferramenta de seleção. Com o clipping você poderá cortar umobjeto do jeito que achar melhor, mas tome cuidado, o engine pode nãoentender todos os sólidos que você cria. Para verificar se isto ocorreuentre na opção (ALT + P) check for problems. Se aparecer algum errovolte e edite novamente o seu objeto.
10 - Ferramenta de vertex - para usar essa ferramenta, selecioneo objeto que deseja modificar com a ferramenta de seleção. O vertex temo mesmo comportamento da ferramenta de clipping, contudo, é umaferramenta que possui propriedades para mudar um determinado sólido.Cuidado com a edição de objetos. Use sempre (ALT + P).
11 - Ferramenta de path - essa ferramenta ajuda na criação depaths (caminhos), com ele você pode criar paths dinâmicos podendoadicionar ou remover nós nele. Para fazer um path arraste o mouse emuma das janelas 2D com o Shift pressionado e após feito ele iráperguntar qual o nome do path e qual entidade.
12 - Janela texturas - Do lado direito superior temos ajanela de texturas. É através dela que você poderá escolher qual amelhor Textura para um determinado Objeto (Brush).
13 - Aqui vc visualiza os grupos de objetos, falaremos disso mais tarde.
nesse quadro estão as entidades do jogo (players, caixas, explosões,iluminação, céu, bombas, etc...) tudo que tem função no seu mapa.
Dicas básicas para você começar
-Imagine como será o seu mapa. A forma melhor e mais forma é lápis epapel na mão. Desenhe seu mapa e imagine os pontos onde existiráconfronto;
- Faça a parte básica do seu mapa: chão, paredes e céu. Nesse momento não se preocupe com as texturas;
- Faça a parte de jogabilidade, monstros, reféns, armas, etc. Quandotudo isto estiver feito, teste seu mapa e veja se ele está legal dejogar;
- Quando o seu mapa estiver com boa jogabilidade, comece a deixar ele bonito arrumando texturas, colocando detalhes, luzes, etc;
Sempre que estiver fazendo um mapa, lembre-se que existem limitaçõesquanto ao engine que é usado. Seu mapa corre o risco de ficar lerdo(lagado). Evite áreas abertas e não exagere nos detalhes.
Existe um erro de compilação que é muito comum e acredito que vale apena comentar é o LEAK. Ele quer dizer que seu mapa tem um buraco parao mundo externo, seu mapa tem que ser totalmente fechado.
Para achá-lo navegue pelo seu mapa até encontrar um buraco e conserteencostando um Brush no outro, existe alguns LEAKs que são difíceis deachar, para eles siga o seguintes passos:- Copie o arquivo .BSP e .PTS para o diretório Valve/Maps do Half-Life;
- Rode o Half-life utilizando a seguinte linha de comando hl.exe -dev-console -particles 40000, vale a pena criar um atalho para rodar, poisvocê poderá usar isso várias vezes;
- Entre na console e digite map nomedomapa (sem o .bsp);
- Depois do mapa carregar digite gl_clear 1 na console;
- Em seguida digite pointfile e noclip. Siga a linha pontilhada, elairá levar você direto ao Leak. Ao achá-lo, saia do Hal-Life volte aoHammer e conserte o Leak. Repita isto até que todos os Leaks tenhamsido resolvidos.
Pronto! Com isto você já pode começar a fazer mapas. No começo parece difícil mas com o tempo você irá perceber que fazer mapas é tão gostosoquanto jogar.

7 comentários:

Anónimo disse...

ENTAO NAO SE POSTA NADA11!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Fodasse o ze tem razao postem alguma merda!!!

Anónimo disse...

esse tutorial não é seu

TECOPE disse...

O QUE IMPORTA É QUE PRESTA E TA FILE E ME AJUDO MUITO

Anónimo disse...

vai da o cu todos vcs

ARROW_STRIDER disse...

Além de ridículamente escrito, muito incompleto.

Anónimo disse...

galera as dicas são boas
mas meu hammer naum vem com aqueles icones que ele numerou

 
©2009 Acro Downloads | by TNB